Translate

14 de outubro de 2012

MATOSINHOS - UMA TERRA COM HISTÓRIA







 

BEM-VINDOS AO PRIMEIRO DE MUITOS EPISÓDIOS DESTA RUBRICA!

VAMOS COMEÇAR POR A HISTÓRIA E PELAS INFORMAÇÕES PRINCIPAIS:

Matosinhos é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do PortoRegião Norte e sub-região do Grande Porto. Pertence ainda à Grande Área Metropolitana do Porto.
É sede de um município com 62,30 km² de área e 175 478 habitantes (2011) , subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila do Conde, a nordeste pela Maia, a sul pelo Porto e a oeste tem costa no oceano Atlântico.
No litoral da cidade situa-se o Porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal e principal porto marítimo da Área Metropolitana do Porto. Parte do aeroporto internacional do Porto abrange os limites municipais.


HISTÓRIA

Durante toda a sua história, Matosinhos esteve ligado ao mosteiro de Bouças, que será bastante antigo, sendo a sua construção anterior a 944. No ano de 900 já existia uma pequena povoação com o nome de Matesinus que em 1258 se chamaria Matusiny, um lugar da freguesia de SendimD. Manuel I concedeu-lhe foral em 30 de Setembro de 1514 e passou a pertencer ao concelho de Bouças em 1833, tendo como sede a vila de Bouças, até 1836 designada Senhora da Hora. Até ao liberalismo constituía o Julgado de Bouças.
Em 1853 foi criada a vila de Matosinhos, constituída pela freguesia do mesmo nome e pela freguesia de Leça da Palmeira, que passou a sede do concelho em substituição de Bouças. Em 1867 é finalmente criado o concelho de Matosinhos, mas que acaba por desaparecer vinte dias depois voltando a ter sede em Bouças. Dado que Matosinhos já se figurava como um lugar mais importante em 6 de Maio de 1909 é criado o concelho de Matosinhos que existe nos nossos dias. Foi elevada a cidade a 28 de Junho de 1984 com Narciso Miranda como Presidente da Câmara.

___________________________________'' ''______________________________

VOLTAMOS NO DOMINGO!




9 de outubro de 2012

Matosinhos-Uma Terra Com História

A nova rubrica do blog vai-se chamar Matosinhos.Uma Terra com História!

ESTREIA DOMINGO HÁ TARDE !

A não perder no ''O BLOG DO CASQUEIRINHA''



MONUMENTOS DE VILA DO CONDE

DEVIDO AO SUCESSO QUE ESTA RUBRICA ESTÁ A TER VAMOS TAMBEM A FAZER ÀS TERÇAS-FEIRAS.



VAMOS COMEÇAR POR UM DOS MAIS
 IMPORTANTES MONUMENTOS DESTA CIDADE:


Igreja Matriz de São João de Vila do Conde

                                                                                       
                                                                                                                                                           

Acesso: Rua da Igreja 
Proteção: Monumento Nacional, Dec. 16-06-1910, DG 136 de 23 junho 1910, ZEP, DG 26 de 02 fevereiro 1960 
Coordenadas GPS: 41º 21' 14.17" N; 8º 44' 33.61" W 

Edifício tardo-gótico com elementos manuelinos, barrocos, neogóticos, apresenta planta em cruz latina com três naves, transepto (com duas capelas) e cabeceira salientes. A sua construção, de quinhentos, sofreu um impulso fundamental com a passagem de D. Manuel por Vila do Conde, em 1502, que definiu o traçado da planta, atribuiu um subsídio e criou um imposto para a mesma. Destaque para o pórtico, fortemente decorado, cuja autoria se atribui a João de Castilho, bem como para a torre sineira quadrangular, erguida em 1573, da autoria de João Lopes, O Velho. No interior destaque para os retábulos, o púlpito e as abóbadas de arestas das capelas ricamente decoradas e arco em cantaria com policromia, entre outros.




Capela de S.Bento






Acesso: Gaveto da rua de S. Bento com a rua Joaquim Mª de Melo, Vila do Conde
Coordenadas GPS: 41º 21' 06.99" N; 8º 44' 39.10" W

Capela maneirista, de planta quadrangular simples, com fachada principal em empena, possuindo elementos protobarrocos. Foi mandada construir na primeira metade do século XVII, por Manuel Barbosa e sua mulher Maria Baía, ostentando, assim, na fachada a pedra de armas dos Barbosas. O interior apresenta pavimento de pedra, com sepultura dos fundadores, com a sua pedra de armas e inscrição. O retábulo-mor conjuga elementos decorativos do barroco nacional com uma estrutura ainda maneirista.




Capela de S.Amaro







   






Acesso: Rua de Santo Amaro, Vila do Conde
Coordenadas GPS: 41º 21' 22.87" N; 8º 44' 28.52" W

A Capela de Santo Amaro foi construída, provavelmente, por voto da família Pinheiro, de Barcelos, no século

 XVI/XVII. Apresenta um traçado popular e neoclássico, com planta retangular e capela-mor quadrada.É uma

 bonita capela que deve ser visitada na sua festa no fim-de-semana de 15 de Janeiro.







Igreja Matriz de Nossa Senhora das Neves da Azurara






Acesso: Rua Padre Serafim das Neves e Rua Nossa Senhora de Fátima
Proteção: Monumento Nacional, Dec. 16-06-1910, DG 136 de 23 junho 1910
Coordenadas GPS: 41º 20' 41.60" N; 8º 44' 09.78" W    


Construída no século XVI, apresenta planta longitudinal, de três naves com diferentes alturas e capela-mor retangular. A fachada principal é ladeada por uma robusta torre retangular e o pórtico manuelino é constituído por um arco de moldura lavrada e ladeado por colunas em espiral. No interior a cobertura de madeira das naves é moderna. A abóbada artesoada da abside é de pedra e apresenta estrutura polinervada com rosetas nos fechos e rematada ao centro com o brasão de D. Manuel I. De salientar o revestimento azulejar, o retábulo-mor em talha, as pinturas do século XVII e as siglas nas lages do pavimento interior, que se julga terem sido de pescadores azurarenses.


___________________________________''  ''___________________________________



VOLTO DOMINGO!!!!!!!





7 de outubro de 2012

MONUMENTOS DE VILA DO CONDE







Bem vindos à nova rubrica do ''O BLOG DO CASQUEIRINHA''.

Em todos os Domingos vamos apresentar 4 monumentos importantes de Vila do Conde!


Vamos então  começar por uma das mais
importantes e a mais antiga de Vila do Conde:

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA GUIA













Acesso: Avenida Marquês Sá da Bandeira, Vila do Conde 

Proteção: Imóvel de Interesse Público, Dec. nº 28/82, DR 47 de 26 fevereiro 1982

Coordenadas GPS: 41º 20' 20.56" N; 8º 44' 58.42" W


Provavelmente esta ermida já existiria em 953, sendo referenciada, em 1059, no inventário dos bens pertencentes ao Mosteiro de Guimarães, mas designada como ermida de S. Julião. Para além da utilização de índole religiosa, a ermida funcionou, inicialmente, como ponto de apoio para defesa da barra. 
De planta composta irregular, apresenta no seu interior belos azulejos dos séculos XVII e XVIII e tetos apainelados em caixotões decorados com cenas bíblicas ou figuras de santos. 



                                                                                        


CAPELA DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO


Acesso: Rua do Socorro, Vila do Conde

Proteção: Imóvel de Interesse Público, Dec. nº 95/78, DR 210 de 12 Setembro 1978

Coordenadas GPS: 41º 20' 57.53" N; 8º 44' 38.29" W

Implantada sob um maciço rochoso sobranceiro ao rio Ave, a Capela de N.ª Sr.ª do Socorro apresenta uma arquitetura peculiar, com uma planta quadrada, coberta por uma abóbada. Destaque para a decoração interior de belíssimos azulejos do século XVIII, representativos da vida de Cristo, bem como para o retábulo de estilo rococó. 
Foi mandada construir por Gaspar Manuel, cavaleiro professo da Ordem de Cristo e piloto-mor das carreiras da Índia, China e Japão e por sua mulher Bárbara Ferreira de Almeida, que aí se encontram enterrados. 






CAPELA DE SANTA CATARINA



Acesso: Largo de Santa Catarina, Vila do Conde

Coordenadas GPS: 41º 21' 24.84" N; 8º 44' 47.01" W 

Pequena ermida de planta retangular com um alpendre virado a Sul e a Oeste, é uma das mais antigas de Vila do Conde, talvez do século XV. Segundo a tradição, Antero de Quental passava as tardes no alpendre desta capela. O seu exterior é muito simples, com uma porta ogival e campanário a rematar a fachada principal. No interior, possui retábulos de talha, o principal em estilo português, e dois na nave, neoclássicos.






MOSTEIRO DE S.JUDAS TADEU E S.SIMÃO DA JUNQUEIRA



 Acesso: Adro do Reverendo Padre Adélio, Junqueira, Vila do Conde 


Proteção: Imóvel de Interesse Público, Desp. fevereiro 1975

Coordenadas GPS: 41º 22' 50.77" N; 8º 40' 39.77" W

A fundação do Mosteiro de S. Simão e S. Judas Tadeu da Junqueira, por D. Areas, Arcediago da Sé de Braga decorreu no século XI, sendo que data de 1084 o documento que contém a referência autêntica mais antiga do Mosteiro de S. Simão da Junqueira, uma carta de doação.

Em 1181, D. Afonso Henriques conferiu a Carta de Couto ao Mosteiro da Junqueira.
Em 1516, com a morte do prior D. João Gonçalves, S. Simão da Junqueira passou para a posse de comendatários, que eram vitalícios e não só clérigos seculares mas até fidalgos leigos, donde resultou, por um lado, a ruína do património do Convento, por outro, o relaxamento da observância regular do espírito monástico.

Em 1687, deu-se a edificação da Igreja dedicada a S. Simão e S. Judas Tadeu e, em 1770, o convento foi extinto por Breve de Clemente XIV; A Igreja apresenta planta em cruz latina com duas torres sineiras simetricamente integradas na fachada;
No século XVIII, com a partida dos monges, o edifício passou a propriedade particular, sendo usada como casa solarenga. Centrada na planta do edifício em U, a casa apresenta-se reconstruída em redor do antigo claustro do convento num barroco convencional. O claustro apresenta um desenho respeitante da lógica dos restantes espaços exteriores.





______________________________________''  ''  ________________________________


VOLTAMOS DOMINGO PARA O SEGUNDO PROGRAMA!

MUITO OBRIGADA!













NOVA RÚBRICA

BOA TARDE LEITORES!

A PARTIR DE HOJE IRÁ EXISTIR UMA NOVA RUBRICA CHAMADA :



                                                MONUMENTOS DE VILA DO CONDE

desculpem!

Peço desculpa mas estive sem PC por isso não pude publicar durante cerca de 1 MÊS.